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Venda

Documentos necessários para a compra e venda de imóveis

 

Documentos do Imóvel

  • Matrícula do imóvel, certidão atualizada de ônus reais e certidão de inteiro teor
  • Certidão negativa de débito IPTU
  • Negativa de débito com o condomínio (quando apartamento)
  • Certidões negativas do INSS e do ISS (quando imóvel novo)
  • IPTU com parcelas pagas (do exercício)
  • Taxa de Lixo
  • Três últimas contas de luz, água e gás
  • Habite-se (caso o imóvel seja novo)

Documentos do Vendedor Pessoa Física

  • RG original e cópia
  • CPF original e cópia
  • Certidões negativas de Cartórios de Protesto
  • Certidão Negativa de Ações Cíveis e Família
  • Certidão Negativa de Executivos Fiscais, Municipais e Estaduais
  • Certidão Negativa da Justiça Federal
  • Certidão negativa da Justiça do Trabalho
  • Comprovante atualizado do estado civil

Documentos do Vendedor Pessoa Jurídica

  • CNPJ
  • Certidões negativas de Cartórios de Protesto
  • Certidão Negativa de Ações Cíveis e Família
  • Certidão Negativa de Executivos Fiscais, Municipais e Estaduais
  • Certidão negativa da Justiça Federal
  • Certidão negativa de débitos (CND) - INSS
  • Contrato social e última alteração
  • Certidão de Quitação de Tributos Contribuições Federais (Internet)
  • Certidão negativa de Falência e Concordata
  • Certidão negativa da Justiça do Trabalho  

Documentação necessária para dar entrada em um financiamento bancário

 

Documentos do Imóvel

  • Título Aquisitivo
  • Certidão atualizada de Inteiro Teor da Matrícula (original) contendo o Registro Atual
  • Autorização para avaliação
  • Negativa de débito com o condomínio (quando apartamento)
  • Certidões negativas do INSS e do ISS (quando imóvel novo)
  • IPTU com parcelas pagas (do exercício)
  • Taxa de Lixo
  • Três últimas contas de luz, água e gás
  • Habite-se (caso o imóvel seja novo)

Documentos do Vendedor Pessoa Física (casal se for o caso)

  • Carteira de Identidade (RG) original e cópia
  • Cartão de Identificação do contribuinte (CPF) original e cópia
  • Prova do estado civil atualizada (original e cópia)
  • Ficha Pesquisa assinada (1 para cada vendedor)
  • Comprovante de Residência
  • Certidões negativas de Cartórios de Protesto
  • Certidão Negativa de Ações Cíveis e Família
  • Certidão Negativa de Executivos Fiscais, Municipais e Estaduais
  • Certidão Negativa da Justiça Federal
  • Certidão negativa da Justiça do Trabalho

Documentos do Vendedor Pessoa Jurídica

  • Contrato Social e Alterações, se houver, devidamente registrados, no caso de Companhia Ltda (original e cópia)
  • Documento de constituição de firma individual e alterações, se houver, devidamente registrados, no caso de Firma Individual (original e cópia)
  • CNPJ
  • Procuração e documentos pessoais dos procuradores
  • Certidão negativa de débitos - CND (INSS)
  • Certidão de Quitação de Tributos Contribuições Federais (Internet)
  • Certidões negativas de Cartórios de Protesto
  • Certidão Negativa de Ações Cíveis e Família
  • Certidão Negativa de Executivos Fiscais, Municipais e Estaduais
  • Justiça Federal
  • Certidão negativa de Falência e Concordata
  • Certidão negativa da Justiça do Trabalho

Documentos do Comprador (casal se for o caso)

  • Carteira de Identidade (RG) original e cópia
  • Cartão de Identificação do contribuinte (CPF) original e cópia
  • Prova do estado civil atualizada (original e cópia)
  • Comprovante de rendimentos: Declaração de assalariado e seis últimos holleriths (original e cópia)
  • Formulário Opção de Compra e Venda devidamente asssinado
  • Ficha Cadastro Pessoa Física devidamente preenchido
  • Conta de água, luz ou telefone
  • Ficha Pesquisa -01 para cada comprador devidamente preenchida
  • Ficha Cadastro Pessoa Física pra Concessão Habitacional
  • Ficha Cadastro para abertura de conta
  • Carteira Profissional e cópia das folhas de identificação (frente e verso), contrato de trabalho, FGTS e PIS.

Próximos passos após a aprovação do crédito pelo banco privado:

Após a aprovação do crédito, o banco privado solicita toda a documentação do imóvel, comprador e vendedor para análise. Ao final da análise o banco assina o contrato de financiamento. A análise de documentação pelo banco leva até 30 dias.

Após contrato de financiamento assinado pelo banco, o período para o banco creditar o dinheiro na conta do comprador do imóvel é de 72 horas após a apresentação do contrato de compra e venda devidamente registrado no Cartório de Registro de Imóveis competente. 

Tempo médio de aprovação de crédito pelo banco privado após apresentação da proposta:

Após a apresentação da proposta, o prazo máximo para resposta é de 72 horas.

 

Documentações necessárias para dar entrada no FGTS para compra de imóvel

 

Documentos do Imóvel

  • Certidão atualizada de Inteiro Teor da Matrícula (original) contendo o Registro Atual
  • IPTU
  • Autorização para avaliação

Documentos do Vendedor Pessoa Física (casal se for o caso)

  • Certidão de Quitação de Tributos Contribuições Federais
  • Carteira de Identidade (RG) original e cópia
  • CPF original e cópia
  • Prova de estado civil atualizada (original e cópia)
  • Ficha Pesquisa assinada (1 para cada vendedor)
  • Comprovante de Residência

Documentos do Vendedor Pessoa Jurídica

  • Contrato Social e Alterações, se houver, devidamente registrados, no caso de Companhia Ltda (original e cópia)
  • Documento de constituição de firma individual e alterações, se houver, devidamente registrados, no caso de Firma Individual (original e cópia)
  • CNPJ
  • Procuração e documentos pessoais dos procuradores
  • CND (INSS)

Documentos do Comprador (casal se for o caso)

  • Certidão de Quitação de Tributos Contribuições Federais (Internet)
  • Carteira de Identidade (RG) original e cópia
  • Cartão de Identificação do contribuinte (CPF) original e cópia
  • Prova do estado civil atualizada (original e cópia)
  • Formulário Opção de Compra e Venda devidamente asssinado
  • Ficha Cadastro Pessoa Física devidamente preenchido
  • Conta de água, luz ou telefone
  • Ficha Pesquisa -01 para cada comprador devidamente preenchida
  • Ficha Cadastro Pessoa Física pra Concessão Habitacional
  • Ficha Cadastro para abertura de conta
  • Carteira Profissional e cópia das folhas de identificação (frente e verso), contrato de trabalho, FGTS e PIS
  • Declaração de Negativa de Propriedade de Imóveis
  • Declaração de IRPF (se for isento, apresentar Declaração de IR Isento)
  • Declaração - IR Fiel
  • Na aquisição município diferente da ocupação principal do comprador, trazer comprovante que reside a pelo menos 01 ano no município onde está localizado o imóvel
  • Autorização para Movimentação de Conta Vinculada de FGTS
  • Autorização para Verificação de Crédito
  • Extrato FGTS

Após apresentação de toda documentação exigida pela Caixa Economica Federal, o tempo para liberação/resposta do FGTS é de 60 dias.

 

Valor e procedimentos para obter a escritura do imóvel

Antes de adquirir um imóvel, tenha em mente que será necessário fazer a documentação do mesmo e que este valor é considerável. Muitos agentes financeiros inserem o valor da escritura no financiamento, mas esteja preparado para o caso de ter que pagá-lo a vista, caso não esteja adquirindo seu imóvel através de financiamento ou mesmo se o plano que você optar não possuir este recurso.    

O valor das despesas de transferência, escritura e registro do imóvel são pré-fixados nos respectivos cartórios e órgãos públicos.Para os cálculos dessas despesas, vale o que for maior: o valor venal da unidade ou seu preço de venda no mercado.

Na compra de um imóvel, o comprador terá de pagar:

  • O Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis - Inter Vivos (ITBI - IV)
  • Despesas com a escritura, em qualquer Cartório de Notas do país (tabela progressiva de acordo com o valor do imóvel)
  • Registro desse documento no Cartório de Registro de Imóveis da comarca onde o imóvel está situado (tabela progressiva de acordo com o valor do imóvel).
  • Vaga com matrícula e IPTU à parte exigem registro em separado do imóvel.